O Ministério dos Transportes e o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) assinaram nesta sexta-feira (8) a ordem de início dos serviços para o desenvolvimento dos projetos básicos e executivos de engenharia para implantação, duplicação, pavimentação, adequação de capacidade, melhoria da segurança e eliminação de segmentos críticos da BR-104/AL. Com a assinatura realizada pelo ministro Renan Filho e pelo superintendente regional do DNIT, André Paes, iniciam a elaboração dos projetos que têm prazo de 562 dias para serem elaborados.
O estudo visa contemplar diferentes serviços de melhorias no trecho rodoviário do km 0 ao km 94, entre Rio Largo e São José da Laje, e terá um investimento de aproximadamente R$ 2,8 milhões.
A execução das obras será licitada tão logo os projetos sejam concluídos e aprovados. Com a duplicação da rodovia, o empreendimento objetiva restabelecer o nível de serviço adequado da rodovia de modo a melhorar suas condições de segurança e trafegabilidade, reduzindo o tempo de viagem, custos operacionais e, consequentemente, os custos de transporte e o número de acidentes.
Importância – A BR-104 é uma rodovia federal longitudinal que atravessa os estados do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Seu ponto inicial é a cidade de Macau (RN), e seu ponto final, o município de Maceió (AL), totalizando 672,3 quilômetros de extensão. Portanto, a rodovia faz a integração da região Nordeste com outros centros urbanos do país.
Em Alagoas, a BR-104/AL é o principal acesso à capital do estado e ao Porto de Maceió. O segmento também é de extrema relevância para o turismo e ao comércio regional, principalmente de confecções.
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